terça-feira, 9 de março de 2010

Envenenando meu ampli.

Bom pessoal, resolvi dar uma envenenada no meu Blues Jr.





Não que eu estivesse descontente com ele, pelo contrário. Mas como diz o criador das modificações: "é um bom ampli que pode ficar excelente com um pouco de esforço e e investimento".

Foi aí que a fome se juntou à vontade de comer, almoçar, jantar, etc.: um cara inquieto, uma intervenção feita com as próprias mãos, a custo baixo e com melhora de desempenho/timbre.

Primeiro, tive que abrir o ampli...



...soltar a placa principal...




...e posicioná-la para ter acesso às soldas.






O "Basic kit mod" tem três etapas.
A primeira é substituir os capacitores originais de baixa qualidade do estágio de equalização por capacitores de melhor qualidade. Essa modificação serve para minimizar o timbre "enlatado" do ampli.







Remoção da solda e o resto da perninha do componente.





Colocação dos novos capacitores.






Que belas soldas, não?



Comparativo visual dos velhos com os novos capacitores.



A segunda etapa se chama "power supply stiffening". Pelo que entendi do site e consegui traduzir, consiste no aumento de capacitância da alimentação de energia através da adição de um capacitor. Serve para minimizar o timbre "embolado" dos graves.

O capacitor cinza é o original e o azul é o novo. Ainda não estão soldados. Segui a recomendação e apliquei cola quente para impedir vibração dos componentes.



Agora com solda.




A terceira etapa é o "ajustable output tube bias". Trata-se da substituição de um resistor simples por um potenciômetro (trimpot). Os fabricantes de válvulas recomendam que elas operem a 70% de sua potência nominal. O projetista do Blues JR optou por um ponto de operação de 100%. Isso contribui para ocorrência de chiado, indefinição e distorção precoce.

Esse é o trimpot.


Esse é o resistor que será substituído.


Cortei e removi a solda e os toquinhos das perninhas (não fotografei, é igual aos capacitores).

Tive que fazer três furos na placa para acomodar o bendito trimpot.

Raspagem do verniz da trilha.





Aqui o trimpot já está parcialmente soldado. O fio completa a ligação.



Pronto. "Neat", como eles dizem lá.





Outra modificação é a substituição do transformador de saída.
Também serve pra melhorar o timbre "embolado" dos graves e suavizar a distorção.
Esse é o trafo novo.


Opa! Que é isso no meio dos meus componentes? Vou ter que "tomar" uma providência.



Com a as devidas providências "tomadas", pude voltar ao trabalho. Olha meu amplizinho todo retalhado. E o trafo original com a carcaça clara.



Sai o velho...





... entra o novo.





Foi só remontar as placas, testar, fechar o ampli pra ir tomar mais algumas providências.

Abraço.

7 comentários:

  1. HT, ficou bom o trabalho?

    Muito bom post, e o mais hilário "Opa! Que é isso no meio dos meus componentes? Vou ter que "tomar" uma providência."

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Invisivel DJ.

    Ficou bom sim. O breve teste que fiz em casa já deu pra notar a melhora nos graves. Estavam nitidamente menos embolados. O overdrive também estava mais suave. Vou poder avaliar melhor ocando com a banda. Vamos ver...
    Também gostei da qualidade das soldas que fiz, apesar da pouca prática e antipatia por elétrons.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande post! Grande trampo!
    Malditos elétrons hehe, concordo, mas precisamos deles.
    Parabéns pelo trampo, vamos ver o resultado ao vivo e brindaremos com várias providências. (muito boa).
    Abraço!
    Taubrós!?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trampo! Muito bom o post! Como sempre, tudo muito bem planejado e executado. Traga logo a criança pro R´N R! Abs. Cherches.

    ResponderExcluir
  5. Tá empolgado!! O som do ensaio de sábado já foi 'novo' e cheio de providências bem tomadas, hehehe. Tenho umas máquinas fotográficas que deram tilt, tem jeito?

    ResponderExcluir
  6. Legal cara! Tô tomando coragem pra fazer alguns mods. Abrir o Blues Jr. (o meu é o pretinho) e tirar a placa de dentro já me pareceu uma tarefa bem chata. :-(

    Abs e parabéns pelo excelente texto!

    Mauricio Bahia

    ResponderExcluir
  7. Opa, tudo bem? Cara, muito legais as modificações, parabéns! Eu tenho um blues jr (III) e decidi fazer alguns upgrades. Comprei os componentes pra fazer algumas modificações bem parecidas com as tuas: saída para um alto-falante externo, controle de presença, "cathode follower", bias ajustável (um pouco diferente do que fizeste), alteração nos valores dos capacitores do equalizador (com esses laranjinhas da Orange Drop) e aumento da capacitância do capacitor principal do filtro. Comprei um cap axial de 100uF pra um pouco mais que dobrar a capacitância deste último, que originalmente é de 47uF. O valor não apareceu nas tuas fotos, mas pelo tamanho diria que dobraste a capacitância (adicionando um de 47uF em paralelo). É isso mesmo? Gostou do resultado? E os caps de equalização que vou alterar serão de 100nF (graves) e 15nF (médios). Não sei se sem a troca do transformador de saída, que dizem ser meio subdimensionado, vai surtir algum efeito perceptível, mas vamos ver.
    Abs.
    Victor

    ResponderExcluir