quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Treble Bleed

Quem já notou que ao abaixar o volume na própria guitarra ocorre uma mudança no timbre também? Pra ser mais exato, ocorre uma perda nos agudos. O treble bleed serve para amenizar esse fenômeno, essa perda de agudos.

Não sei existe uma tradução convencionada para o termo "treble bleed".
Trata-se de um by-pass (inglês de novo!), um escape de agudos.

Essa rota alternativa é alcançada instalando um capacitor no potenciômetro de volume da seguinte forma:





(essa figura foi surrupiada daqui http://www.ratcliffe.co.za/articles/volumepot2.shtml)

Não há UM valor certo de capacitor. Depende de cada instrumento. Por isso comprei dez de cada um, pra testar. São caríssimos. Tudo isso me custou R$ 3,50, ou seja, R$ 0,07 cada um.




Em geral são usados capacitores de 680 pF à 2000 pF para treble bleed.

Pra testar, segui uma sugestão e soldei dois jacarés nos pontos indicados na figura pra ir trocando os capacitores.




Alguns gostam de colocar um resistor de 100K em série, pro timbre não ficar muito brilhante (agudo) com o volume parcialmente fechado.





Depois de comparar as diversas configurações optei por 680pF com resistor.
Ficou assim.

Abraço.

6 comentários:

  1. Nossa...
    Legal heim? Pra alguém que não curte elétrons devo dizer: impressionante.
    Eu só toco no talo, faria sentido instalar isso e mudar o jeito de tocar? Melhoraria o timbre de forma geral?
    Abraço!
    Taubrós!?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho interessante de uma forma geral. Acredito que a maioria dos guitarristas não usa o volume da guita (a não ser pra fechar completamente) porque afeta muito o timbre.
    É uma modificação muito simples e barata.

    Essa modificação Não melhora o timbre de uma forma geral. Com o volume parcialmente fechado o timbre muda menos. Pior ou melhor e sempre relativo, pois tem quem goste da perda de agudos nessa situação.

    ResponderExcluir
  3. muuuuuuuiito maassa esse teste......!!!

    Valeu,
    eduardo pimentel

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença entre colocar o capacitor e o resistor "em paralelo" e "em série"? O que acontece com o volume nesses casos em uma telecaster ou stratocaster?

    ResponderExcluir
  5. Capacitor em série serve para amenizar o aumento dos agudos quando baixado o volume. Se for colocado úm capacitor sozinho, pode ser que fique muito agudo com o volume fechado.
    O resistor em paralelo é a preferência do Saymour Duncan para Stratos porque, aparentemente, "casa" melhor a quantidade de agudos e altera a proporção com que o volume diminui. Essas informações eu tirei do link mencionado no post. Eu mesmo conheço muito pouco de eletrônica.

    ResponderExcluir
  6. Testei em minha telecaster. fiz em "paralelo" primeiro com capacitor de 0,001 e resistor 150k. Ficou estranho, perdeu a sensibilidade, pois o volume só diminuia mesmo quando estava no 5 ou 4. Não gostei. Fiz novamente em série e ficou nota 10! Perfeito! recomendo. vou fazer no final de semana em "serie" na stratocaster, com capacitor a óleo de 0,001 e resistor 100k.

    ResponderExcluir